A nossa História

1941

2004

2024

2024

Quem somos

Os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa (SSCML) são uma Associação de Direito Privado sem fins lucrativos, constituída por escritura pública de 22 de março de 2004, com estatutos publicados no Diário da República – III Série, n.º 146, de 23 de junho de 2004.

Esta Associação tem origem em duas grandes áreas: a Ação Social Interna da Câmara Municipal de Lisboa e a Caixa de Previdência do Pessoal da Câmara Municipal de Lisboa.

Sucedendo a diversas instituições de tipo mutualista que desde os finais do Século XIX procuraram prestar apoio social aos trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa, foi criada a Caixa de Previdência do Pessoal da Câmara Municipal de Lisboa, em 14 de julho de 1941. A sua primeira sede ficou instalada na Rua Gomes Freire, num edifício herdado de uma das suas predecessoras, das quais herdou também a obrigação de prosseguir a sua missão.

Com a criação da Caixa de Previdência do Pessoal da Câmara Municipal de Lisboa, foi aprovado o seu Regulamento que estabelecia como seu objetivo “conceder um subsídio pagável por morte do beneficiário à família”, embora também prevendo que “por intermédio do Fundo de Assistência poderá a Caixa conceder socorros extraordinários”, e ”Assistência Médica e Medicamentos”, aos seus beneficiários e familiares.

A Câmara Municipal de Lisboa, em 1963, disponibilizou para sede da Caixa de Previdência do Pessoal da Câmara Municipal de Lisboa, o Palácio Braamcamp, situado no Pátio do Tijolo, uma referência importante da História de Lisboa, pelo seu vasto acervo de acontecimentos históricos. A Cristino da Silva e Rafael Bordalo Pinheiro, dois grandes pintores portugueses, atribui-se a autoria do belo trabalho de pinturas de parede do Palácio. No edifício podem ainda observar-se trabalhos de escariola, efetuados em gesso, simulando mármore, e únicos no País, bem como trabalhos em talha de madeira, destacando, uma peça existente na antiga sala de jantar, atribuída a Leandro Braga, notável entalhador e escultor do Século XIX.

No Palácio Braancamp viveu, além de Anselmo Braamcamp, que lhe deu o nome, o político proeminente, Fontes Pereira de Melo. Ainda, ocuparam este espaço entidades como a Embaixada de França e o Liceu Françês Charles Lepierre.

A Caixa de Previdência do Pessoal da Câmara Municipal de Lisboa é extinta, por integração nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, em março de 2007, após quase 66 anos de existência, em que foi continuadora de outras instituições que a precederam na proteção social aos trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa.

Os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, dando continuidade às atividades desenvolvidas pela Caixa de Previdência do Pessoal da Câmara Municipal de Lisboa, em 3 de março de 2008, instalam-se no edifício sede na Avenida Afonso Costa, edifício projetado, concebido e construído pela Câmara Municipal de Lisboa, e posteriormente cedido aos Serviços Sociais da Câmara Muncipal de Lisboa, para a prossecução dos seus fins.

Esta situação permitiu alargar os domínios da oferta de serviços de apoio à proteção social, incluindo não só a Área Médica, mas também a Área Social, onde se enquadram Cultura, Desporto, Lazer, a Universidade Sénior e o Orfeão.

No âmbito da Área Médica, foi opção estratégica concentrar no novo Edifício Sede, o maior número de serviços, de forma a rentabilizar ao máximo as excelentes condições que proporciona, deixando fora apenas o que, por opção, se entendeu não disponibilizar de forma direta.

Missão

Assegurar e garantir a prestação de serviços de elevada qualidade, nos domínios da Assistência Médica e Social, visando a satisfação das necessidades dos seus associados, beneficiários e utilizadores, contribuindo desta forma, para a melhoria da sua qualidade de vida.

Visão

Os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa pretendem ser líderes nas suas atividades Médica e Social, e obter o reconhecimento como organização de referência nacional.

Valores

1.Responsabilidade Social
2.Compromisso
3.Confiança
4.Dedicação, Empenho e Valorização
5.Integridade, Motivação e Espírito de Equipa

Orgãos Sociais 

Assembleia Geral (2021-2025)

Paulo Pais

Presidente da mesa da Assembleia Geral

Amélia Cabaço

1.ª secretária da mesa da Assembleia Geral

Maria Glória Sarmento

2.ª secretária da mesa da Assembleia Geral

Conselho de Administração (2021-2025)

Bento Velhinho

Presidente do Conselho de Administração
Área Médica | Recursos Humanos e Jurídico | Comunicação e Imagem | Gestão de Património e Refeitórios

José Carlos Coelho

Vice-Presidente do Conselho de Administração
Área Financeira e Compras e, Controlo de Gestão

Hugo Cândido

Vogal do Conselho de Administração
Acidentes de Trabalho e Sistemas de Informação

António Pascoal

Vogal do Conselho de Administração
Área Social (Desporto, Cultura e Lazer)

Luísa Dornellas

Vogal do Conselho de Administração Administração Geral e de Qualidade | Área Social ( Seniores, Coro e Teatro)

Conselho Fiscal (2021-2025)

Ângelo Mesquita

Presidente do Conselho Fiscal

Pedro Costa

Vogal Secretário do Conselho Fiscal

Isabel Reis

Vogal do Conselho Fiscal

Mais de 100 colaboradores nas diferentes áreas

Junta-te à equipa

Recrutamento online