Apontamento histórico                    

A dia 12 de Maio, celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro em homenagem a Florence Nightingale considerada, a nível mundial, a precursora da Enfermagem Moderna. 

 

Florence Nightingale nasceu a 12 de Maio de 1820, em Florença, na Itália. Aos 17 anos de idade descobriu a sua vocação, cuidar dos doentes, e aos 30 anos decidiu dedicar o resto da sua vida à Enfermagem.

 Nightingale atuou como voluntária na Guerra da Crimeia (1853-1856) e, todas as noites, fazia uma ronda percorrendo o alojamento dos soldados feridos com uma lamparina para alumiar o seu caminho, tornando-se esta o símbolo de Enfermagem, representando a vigília contínua e constante.

 As suas primeiras actividades na prática de Enfermagem relacionaram-se não somente com atos curativos, mas também com cuidados de higiene, preparação de alimentos, arranjo de roupas e cuidados de saneamento, porque a maioria dos soldados feridos morriam não por causa dos ferimentos mas pelas infeções motivadas por falta de condições sanitárias. A eficácia das suas medidas reduziu a mortalidade de 40 para 2%, sendo considerada por isso a primeira Enfermeira de Saúde Pública.

Produzido pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa
Optimizado para Internet Explorer 8.0+, Firefox 3.5+ e Chrome 1+